Whisky: conheça algumas dicas de harmonização
Você já se perguntou o que servir com Whisky? O blog do Museu da Gula dá dicas. O destilado combina bem com aperitivos, com o prato principal e doces.
Uma refeição em harmonia com a bebida valoriza as essências do drink. Revela novos sabores da comida. A escolha do alimento depende do tipo de Whisky que se vai beber.
O Brasil é o 9º maior importador de Whisky no mundo. Em 2019 foram mais de 43 milhões de garrafas trazidas ao país. Por isso, da próxima vez que você abrir uma garrafa desse precioso drink, vale a pena seguir essas dicas.
Porque harmonizar
Para realçar o sabor e o aroma de ambos, comida e drink. A combinação certa deixará a bebida mais prazerosa, com gosto e cheiro mais marcantes.
Hora de harmonizar
Da entrada à sobremesa, o Whisky pode ser combinado em todos os momentos da refeição. Por isso, nós reunimos algumas dicas do que servir com esse destilado. Veja abaixo as opções para cada tipo de Whisky.
Com sabor mais leve e menos encorpado, o single malte vai bem com peixes e frutos do mar em geral, inclusive sushi. O frescor faz bom contraste com queijos fortes, como o provolone e o roquefort.
Comidas bem temperadas e apimentadas também podem compor no menu. Do mesmo modo, sobremesas e doces, como o chocolate, vão aflorar o sabor e aroma da bebida.
Bem como o húmus, feito do grão de bico, e patês como o de azeitonas pretas, com sabor mais forte, com torradas e croutons.
A dica é manter o contraste entre o sabor mais intenso do alimento e mais ameno da bebida.
Patês de sabor mais suave, como o de damasco. Frutas secas como a tâmara, e oleaginosas, como a castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, e pistache, são exemplos de aperitivos. Dê preferência às entradas levemente salgadas.
Para o prato principal, as carnes vermelhas irão aguçar o seu paladar para a bebida.
O bourbon por possuir sabor mais adocicado combina muito bem com doces e sobremesas. Os com sabor de caramelo combinam com crumble de maçã e merengue de limão, por exemplo.
O salmão defumado é o prato indicado para acompanhar essa variedade de whisky. Com sabor frutado, o destilado vai bem com comidas defumadas em geral e de forma elegante.
Fica a dica
Chocolate! 100% cacau, meio amargo ou ao leite, o chocolate realça o aroma do drink e a sensação de prazer da degustação, valorizando a bebida.
Queijos suaves, nozes e nuts valem como regra geral. Não tem como errar.
A técnica
Além da escolha do prato a servir, a dica aqui é beber um gole, inspirar e degustar o Whisky. Ao expirar, dê uma mordida na comida.
O resíduo do álcool irá se misturar ao aroma e sabor do prato, apurando e apurar os gostos escondidos no alimento e no drink.
E agora?
Agora que você já sabe como harmonizar o Whisky, confira algumas curiosidades sobre o drink. Veja também este post e saiba mais sobre os tipos de Whisky.
Ler sobre Whisky deu uma sede, não deu? Visite a nossa loja e escolha qual será a sua próxima degustação.