Tequila e mescal: mitos e fatos sobre as bebidas mexicanas
Que a tequila é feita com o miolo do agave-azul e produzida no México nós já lhe contamos aqui. Mas você sabe quando surgiu a tequila? Quais os mitos que envolvem a bebida? Qual a diferença entre ela e o Mescal?
Inegavelmente, os astecas já fermentavam uma bebida muito antes da chegada dos espanhóis à América. E as raízes da tequila remontam há mais de 3 mil anos.
QUANDO SURGIU A TEQUILA?
As primeiras civilizações da Mesoamérica, os Olmecas datando de 1000 a.C., fermentavam uma bebida feita da seiva do agave. A bebida chamada de pulque ainda existe nos dias de hoje.
Por certo essa tradição perdurou até a civilização asteca.
Mas para eles, a planta era sagrada. Sua utilização ia da confecção de roupas aos telhados das casas. O agave era parte essencial de sua cultura. Os astecas dedicaram uma deusa à planta, chamada Mayahuel, esposa de Patecatl, o deus do pulque.
Patecatl, na mitologia Asteca, é o deus da bebida pulque
A TEQUILA, OFICIALMENTE
Sua produção oficial começou no século XVI, perto de onde, hoje, fica a cidade de Tequila. Contudo, a cidade se estabeleceu apenas em 1666.
Em 1974 o termo tequila virou, oficialmente, propriedade intelectual do México. O governo registrou o produto e criou o Conselho Regulatório da Tequila (CRT) e assim conseguiu regular a qualidade e promover a cultura por trás da bebida.
Atualmente, existem mais de 22 mil agricultores de agave registrados no México. A área de cultivo é de mais de 125 mil hectares.
A PRODUÇÃO DE TEQUILA É ALTAMENTE REGULADA
De fato, essa é a bebida mais regulada do mundo. O governo mexicano possui leis que controlam a fabricação autêntica de tequila. Entre outras regras, sua composição tem, pelo menos, 51% de agave. Algumas tequilas, as premium, são feitas 100% do agave-azul.
Além disso, todo o processo, da plantação ao engarrafamento, é monitorado pelo CRT. O órgão testa e guarda amostras de cada lote de tequila produzido.
VOCÊ CONHECE O MESCAL?
Toda tequila é um mescal, mas nem todo mescal é uma tequila. Esta última surge exclusivamente da agave-azul. No entanto, existem quase 40 tipos de agaves dos quais se produzem o mescal.
São 5 as regiões do México que produzem tequila, e 9 as que fazem o mescal. Além disso, na produção de tequila a agave é cozida no vapor antes de sua destilação. Por outro lado, as de mescal são torradas. É isso que lhe dá um sabor defumado.
Assim como a tequila, a produção da mescal também possui um órgão que supervisiona sua qualidade: o Conselho Regulatório do Mescal. Para ser comercializada com esse nome, a bebida precisa exibir um certificado de Denominação de Origem, algo que também ocorre com a tequila.
Ah, deu até vontade de servir um drink mexicano, não deu?
Visite a nossa loja, escolha a sua bebida e conte pra todo mundo de onde veio esse drink espetacular.
Depois dê uma olhada nesse post para conferir diferentes formas de saborear a tequila.